L'Isle Sur Le Sorgue II


Essa cidade lindinha é a segunda cidade francesa em importância no setor de antiguidades – só perde para Paris.

L’Isle sur la Sorgue fica na região de Luberon a 30 km de Avignon e  suas feiras são disputadíssimas.

Um dos grandes responsáveis por elevar a importância da cidade nesse aspecto foi Renè Char ( 1908/ 1988) , um escritor inicialmente ligado aos surrealistas e amigo de Paul Eluard e Picasso e quase desconhecido no Brasil  que nasceu lá .

Poeta, homem de letras, esteta, crítico e curador de artes, militante político, interlocutor de filósofos, amante da filosofia, pesquisador das linguagens visuais e verbais, interlocutor de pintores, amante e devoto da pintura e profundamente envolvidocom a natureza da sua região natal, sobretudo com o rio Sorgue; referência importante em sua obra:

A conduta dos homens da minha infância tinha a aparência de um sorriso do céu dirigido à caridade terrestre; saudava-se o mal como se fosse uma rapaziada da noite. A passagem de um meteoro comovia. Apercebo-me de que a criança que fui, tão disposta a apaixonar-se como a ferir-se, teve muita sorte. Caminhei sobre o espelho de um rio cheio de anéis de cobra e danças de borboletas. Brinquei em pomares cuja velhice robusta dava frutos. Escondi-me nos juncais, guardados por criaturas fortes como carvalhos e sensíveis como pássaros.
Este mundo asseado morreu sem deixar ossários. Ficaram apenas cepas calcinadas, superfícies errantes, pugilatos informes, e a água azul de um poço minúsculo guardado por aquele Amigo silencioso.







Comentários

Postagens mais visitadas