O Mosteiro de Alcobaça

Agora Inês é morta!

O romance de Pedro, futuro rei de Portugal, com a dama de companhia Inês de Castro marcou a história e a cultura portuguesas. Foi um amor proibido, vivido em atmosfera carregada de disputas de poder.

Em Coimbra, aproveitando a ausência de D.Pedro numa caçada, D.Inês foi morta pelos conselheiros do Rei D. Afonso IV. Quando retornou ouviu a famosa frase "Agora Inès é morta!"

Quando D. Pedro foi coroado, vingou-se dos assassinos e corou Inês, mesmo morta a rainha e fez uma cerimonia onde todos os suditos teriam que beijar-lhe as mãos.

Nesse Mosteiro estão os túmulos de D. Pedro I (1357-67) e D. Inês, colocados frente a frente para que se possam reencontrar de novo no Dia da Ressurreição.


Classificado Património da Humanidade pela UNESCO em 1989, o imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa. Apesar dos seus quase 900 anos, conserva intacto o conjunto das dependências medievais e a sua igreja é a maior em estilo gótico primitivo construída em Portugal na Idade Média.


Muito Doido esse D. Pedro! E muito lindo esse mosteiro.





.

Comentários

Postagens mais visitadas